Artigos

Publicações acadêmicas da LiHS

Gregory Gaboardi: Por que o ateísmo é uma crença?

O ateísmo é uma crença. Em artigo publicado pela LiHS, Gregory Gaboardi, nosso membro, explica por quê.  Para muitas pessoas familiarizadas com a defesa filosófica do ateísmo – e é esta defesa que necessariamente precisa ser feita, pois o ateísmo depende essencialmente de filosofia mais do que de qualquer outra coisa – soaria estranho que alguém negasse que o ateísmo é uma crença. Afinal, até o conhecimento, desde Platão, por muitos é definido como crença verdadeira e justificada. No entanto, é exatamente isso o que acontece frequentemente nos espaços em que o ateísmo encontra sua defesa política. Usando de argumentos claros e certeiros, incluindo uma teoria da filosofia da mente, Gregory Gaboardi mostra que, muitas vezes, a precisão conceitual e o rigor intelectual são sacrificados no altar de interesses políticos quando senega que o ateísmo é uma crença.

Acesso aqui.

Artigo original. 30 páginas. 2014.

Susan Haack: Diga “Não” ao Negativismo Lógico

Uma crítica à filosofia negativista lógica da ciência de Karl Popper e seu critério de demarcação, de Susan Haack. Neste artigo, a filósofa analisa criticamente os méritos de uma das mais populares teorias da ciência do século XX.

Acesse aqui.

Tradução autorizada. 17 páginas. 2014

 

 

 

Susan Haack: Seis Sinais de Cientificismo

Neste artigo a renomada filósofa Susan Haack (University of Miami) discute um preconceito positivo sobre as ciências naturais, o cientificismo, que consiste numa anuência excessiva para com a investigação científica que consequentemente cega o intelecto para a importância e a elegância de outras formas de investigação e outras habilidades valiosas das quais nós somos capazes.Tradução da LiHS autorizada pela autora. 22 páginas. 2012.

 

Acesse aqui.