O que é Femen?

O envolvimento da líder do Femen Brasil com grupos e ideologias neonazistas, fascistas e integralistas vem sendo alvo de críticas há mais de um ano. Em seguida, polêmicas surgiram com relação na França, Rússia, Ucrânia, Alemanha e Turquia, onde alegam que o grupo faz protestos racistas, islamofóbicos, xenófobos e ocasionalmente faz protestos patrocinados por empresas privadas. 
Feministas de todo o mundo questionam o método de seleção excludente do grupo, que seleciona através de fotos e parece preferir ativistas jovens e magras, com padrões semelhantes aos de modelos. Algumas pessoas acusam o grupo de ter colocado a vida de candidatas muçulmanas em perigo, já que as obrigam a tirar uma foto sem roupa e postar nas redes sociais, independentemente dos riscos envolvidos em sua localidade. Outras polêmicas envolvem o financiamento do grupo, supostamente por alguns milionários desconhecidos, a derrubada de uma cruz que homenageava vítimas ucranianas do regime soviético. Na última semana, uma outra polêmica envolvendo o grupo veio à tona: a página britânica do Femen é administrada por um homem que assumidamente faz parte da EDL (English Defence League), grupo radical considerado islamofóbico, racista e xenofóbico, que protesta contra imigração, integração de pessoas de origem islâmica e se posiciona a favor de guerras contra países islâmicos. O indivíduo também assume suas ligações com outros grupos e partidos de ideologias separatistas e fascistas.

Na imagem acima, texto à esquerda, David Jones (que usa o símbolo da EDL como seu avatar) diz:
“Curtam e compartilhem nossa página para que tenhamos mais apoio”

No texto à direita, David Jones diz:
“Parece que o nosso próprio povo está contra nós agora. Acabei de ser banido de uma encenação anglo-saxônica por causa da minha afiliação na EDL. Eles alegam que sou um nazista e um extremista só por gostar da EDL”

Abaixo, ele diz:
“A English Defence League é um movimento de protesto do Reino Unido, que protesta contra o extremismo islâmico”

Mais abaixo, diz:
“Devo lembrá-los que os nazistas eram socialistas (de esquerda) (sic) e que a EDL apoia os judeus. Essas pessoas são apenas idiotas que e estão cegas para a ameaça que o Islã representa ao mundo ocidental”.

You may also like