Analfabetismo científico, um cancro intelectual.

A ciência nos cerca por todos os lados. Nossas roupas, nossos meios de transporte, nossos eletrodoméstico, remédio, tratamentos médicos e uma infinidade de outros produtos tecnológicos que tornam nossa vida mais agradável são frutos da ciência. Entretanto é muito comum ver pessoas do mundo todo sem o menor grau de instrução sobre ciência.

Infelizmente grande parte disso é culpa da má divulgação da mesma. Cientistas são estereotipados, a mídia se prende a aspectos negativos da ciência e somos acostumados a apenas receber os resultados para depois vermos a ciência voltar atrás.  Aí perante a desinformação e ao extraordinário muitas pessoas caem na dúvida ou em preconceitos.

Antes de começarmos a argumentar qualquer coisa nós precisamos entender o que é analfabetismo científico. Analfabeto é aquele que não possui as habilidades básicas de leitura e escrita, tendo como analfabeto funcional aquele indivíduo que mesmo passando por um determinado nível de instrução não possui a capacidade de utilizá-las de forma adequada prejudicando sua convivência social.

Podemos estender esse Analfabetismo funcional para a ciência como a pessoa que mesmo tendo passado pelo ciclo básico de formação educacional não possui conhecimento suficiente sobre ciência.

Segundo dados de pesquisa, várias revistas e jornais realizadas por causa do Analfabetismo Científico nos Estados Unidos;  cerca de 20% das pessoas acreditam que o sol gira em torno da terra (The Week, Jan. 7, 2005), 41% consideram a astrologia uma ciência válida. 86% das pessoas não acreditam na teoria Darwiniana da evolução das espécies. 88% das pessoas acreditam em métodos de tratamento alternativos sem comprovação científica.

(continuação)

You may also like