Bullying e respostas violentas

Na época que apareceu o caso do Zangief Kid eu postei no Twitter meu repúdio à este tipo de reação: http://twitter.com/#!/LuizBorges42/status/51228856874573824  e http://twitter.com/#!/LuizBorges42/status/51230017828552704 Como humanista penso que qualquer tipo de violência não resolve como resolução de conflito.

Gostaria de saber agora, quem acha que a resposta violenta do Casey Heynes/Zangief Kid (que podia ter quebrado a coluna ou o pescoço do outro garoto) foi apropriada e se ele ainda deve ser considerado um herói?O Casey espanou de uma hora para outra e reagiu de forma extremamente violenta, o Wellington de Realengo suprimiu tudo, até que finalmente espanou e decidiu mostrar para o mundo como o Bullying era ruim.

Guardadas as devidas proporções, o caso Wellington e o caso Zangief Kid são exatamente iguais. Ambos são uma resposta explosiva e violenta ao bullying sofrido durante muito tempo. Ambos são injustificados, não se combate violência com mais violência. Casey Heynes respondeu a uns socos com um golpe que podia ter sido fatal, Wellington respondeu a uma vida de humilhação de forma extremamente trágica e planejada. No caso Wellington, a religião pode ter influenciado a forma da resposta (criando uma tragédia), mas não foi a religião que criou o sentimento de injustiça e mágoa. Se o garoto Casey não tivesse reagido no dia, será que ele um dia iria tramar alguma forma de vingança contra quem abusou dele? O que iria influênciá-lo em sua vingança? Religião, com idéias de sacrifício e martírio? Terroristas, com idéias de atentados? Traficantes e criminosos, com idéia de retribuição?

Quantos outros Wellingtons e Caseys estão se segurando neste exato momento para não reagir ao bullying? Quantos outros meninos(as) não já planejaram como iriam se vingar de todos que abusaram dele mas nunca tiveram a coragem de levar o plano adiante?

You may also like