Camp Quest – colonia de ferias para criancas de pais secularistas – existe similar no Brasil?
Sou pai de tres filhos ainda pequenos (13/9/5). Li sobre co Camp Quest (www.campquest.org) e pergunto se alguem sabe se existe algo assim parecido no Brasil, i.e. colonia de ferias para secularistas, ou onde o secularismo é fomentado. Agradeco qualquer dica!
Martin Kemmsies (Curitiba/PR)
in Geral
Situação realmente curiosa. Acho muito complicado que crianças sejam levadas a ter crenças baseadas em fé, que sejam doutrinadas, desde cedo, de acordo com os preceitos de uma religião qualquer, seja ela qual for. Na minha opinião, inclusive, isso deveria ser proibido no sentido de que os pais poderiam sugerir ou mesmo exigir que os filhos seguissem as mesmas doutrinas deles mas não deveriam, por exemplo, poder levar estas crianças a cultos ou missas, etc. Depois da maioridade, as crianças então poderiam optar por seguir uma religião qualquer, a mesma dos pais ou não. Da mesma forma não sei se acho interessante que crianças sejam levadas a acreditar na não existência de deuses, por mais estranho que isso possa parecer vindo de um ateu como eu. Talvez devêssemos deixar as crianças fora das instituições religiosas e fora também das instituições não religiosas. Da mesma forma que uma criança não pode filiar-se a um partido político, não pode movimentar conta bancária, não pode dirigir, não pode comprar bebidas alcoólicas, etc, não deveria também poder ir numa missa, por exemplo. Mas, para manter a coerência, acho também que crianças deveriam ficar livres de qualquer tipo de doutrinação ateísta por parte de instituições ateístas sejam elas quais forem. Em relação ao aprendizado do ceticismo, uma das bases do conhecimento científico, tudo bem, acho que seria muito interessante ensinar crianças a desenvolverem o pensamento neste sentido e isso deveria ser obrigatório nas escolas em todos os níveis. Nas escolas, não em processos de imersão com isolamento.
Em suma, na minha opinião, levar crianças para um retiro para dizer para elas que deuses não existem (ou que existem) não é uma boa idéia. Os pais podem e devem fazer isso com seus próprios filhos se acharem adequado. Mas isso, eu penso, não pode ser feito por uma instituição. Nem por instituições religiosas nem por instituições não religiosas. São crianças e ainda é muito cedo para que saibam medir as consequências de seus atos assim como de suas crenças.
Wagner, vc tem razao em tudo abaixo. Pelo que entendi, é nesse espirito que o Camp Quest funciona. Ser cetico, questionar, ser tolerante (em especial com intolerantes), revidar e questionar novamente. O retiro nao é para repudiar deuses como voce escreveu.
Nao sei se voce é pai (eu tenho 3), mas nesse dia voce vai ver como é dificil ser pai ateu, e tentar nao ser parcial a uma coisa que acredita (ou nao acredita, como no meu caso), tudo para ensinar a crianca a pensar aberto; em especial em um mundo predominantemente religioso como o nosso, que voce que eu seu filho evite. Eu tento, mas nem sempre consigo, sou humano. Mas tem que TENTAR! Me dei conta disso quando o meu segundo de 9 me perguntou o que é uma missa. Feliz por um lado, por ele nao ter sido exposto a “isso”; mas infeliz por ele nao saber o que era, e quica se expor ao ridiculo na frente de outros amiguinhos ou pais de amiguinhos pela sua ignorancia. Tem que ensinar o que é a religiao, mas contextualizar ao mesmo tempo. Voce vai: essa linha é uma linha tenue!!! Boa sorte!
Se tiver como, leia “Raising Freethinkers” e “Parenting Beyond Belief”. É justamente esse o tema.
Pena que escolas nao ensinam mais disso. Mas enquanto nao o fizerem, faca o que vc puder. O que acho que deve ser legal é das criancas ficarem cientes que existem outras criancas parecidas, e verem que nao estao sozinhas na maneira em que estao sendo criadas: ceticos e humanistas. Eu sei que muitos se sentem sozinhos. Dizem que juntar ateus e ceticos num grupo é que nem tentar dar uma de pastor com gatos! Dificil, mas nem por isso nao se deve tentar. Friso: sem lavagem cerebral de nenhuma forma!