Contradições divinas

Na única cruzada contra cristãos que se deu na história temos um fato (ou boato) bastante curioso. Trata-se da cruzada Albigense, liderada por Arnaldo Amauri, abade de Cister, contra a seita cátara que se propagava no sul da França. Nesta famigerada guerra contra os hereges , que pregavam a volta ao cristianismo primitivo, diante da necessidade de decidir quem era cristão e quem era herege, e consequentemente decidir quem teria sua cabeça arrancada, acabaram optando por um assassinato em massa. A justifica para tal atitude, na época, estava no fato de que deus, do alto do seu incomensurável poder saberia separar o joio do trigo, ou seja, separar os cristãos verdadeiros dos hereges ali mortos. Uma frase tornou-se famosa: “Deus reconhecerá os seus”

Pois bem. Em uma dessas madrugadas em que não conseguimos dormir, por motivos que fogem ao nosso controle, estava eu na sala. A televisão ligada e eu zapeava de um canal para outro sem nenhum objetivo. Até que, coincidência ou não, me deparei com um daqueles programas que tentam obter um comprovação cientifica para fatos citados no grandioso manual de sobrevivência cristão.

Um apresentador vestido a La Indiana Jhones falava de todos os indícios e provas que embasaria as verdades históricas por trás do já citado manual. Até nesse ponto estava interessante, afinal, como todo bom ateu, eu também aprecio assistir tais programas e ler o manual cristão para saber como me defender de lunáticos fundamentalistas.

O problema foi quando começou uma espécie de encenação, para provar todas as peripécias do povo de deus no Egito, especificamente todos aqueles milagres conhecidos como as 10 pragas do Egito.

Vamos a elas, mais por questão de relembrar quais foram, já que me prenderei apenas à última que tem ligação direta com o que quero discutir neste texto: águas se transformaram em sangue; infestações de rãs; mosquitos atormentam homens e animais; moscas escurecem o ar e atacam os animais; uma peste atinge os animais ; pústulas cobrem homens e animais; fogo no céu; nuvem de gafanhotos; escuridão por três dias e finalmente A morte dos primogênitos.

Essa última praga foi o ápice do programa. Um pequeno filme mostrava os judeus sacrificando os cordeiros para sinalizarem as portas de suas casas com uma voz, vindo sei lá de onde, dizendo que os anjos de deus precisavam saber quem assassinar, afinal não poderiam correr o risco de aniquilar os primogênitos do seu próprio povo.

Eis a questão! As conveniências ditam as regras das ações. Em um momento deus sabe exatamente o que fazer, mas em outros é necessário a ajuda das suas próprias criações pra que nada saia do roteiro. Onde está todo o seu poder? Deus deveria reconhecer os seus.

You may also like