Estado, Educação Laica e o respeito!

Recentemente vi esse vídeo triste, onde um padre aborda um tema bem polemico: laicismo na educação e ciência:

http://www.youtube.com/watch?v=WxmmMa9Pij4

E eu gostaria de ressaltar algumas coisas aqui. Primeiramente que laicismo e ateísmo são coisas completamente diferentes. Um estado laico não é aquele que nega a existência de um Deus e se baseia nisso para fomentar suas leis. E sim um estado no qual os valores primaciais são “a liberdade de consciência, a igualdade entre cidadãos em matéria religiosa, e a origem humana e democraticamente estabelecida das leis do Estado”. Um estado que não fosse laico amputaria direito de ser respeitado pela escolha de nosso segmento religioso, da nossa forma de pensar e da pratica da nossa cultura, colocaria um sistema de regras e leis tendencioso a um único segmento religioso, dando ao mesmo maior poder e influência sobre a nossas vidas.

Em segundo lugar gostaria de falar sobre o laicismo da ciência. Como foi tratado pelo padre no vídeo e acredito ser razoável que religiosos pensem igual e se perguntem: Por que a ciência não aceita Deus ou uma religião? A resposta é simples: A ciência é baseada no método científico já a religião é baseada em dogmas, essa diferença de bases faz com que as respostas fornecidas pela religião não se encaixem nas respostas procuradas pela ciência.

Não é do escopo da ciência moderna ocidental estudar temas que não sejam falseáveis, e Deus é uma idéia completamente infalseavel, ou seja, a partir do método científico não podemos provar nem refutar a idéia da existência de um Deus.

Outro problema simples de se aceitar o pensamento religioso é também o fato de tornar a ciência uma ferramenta tendenciosa que acabaria trabalhando para apenas um grupo de pessoas. E por ultimo problema seria: Dado a pluralidade de religiões, qual religião seria a mais correta? Se não podemos determinar cientificamente a existência ou não de Deus, como saber qual deveria ser adotada? (existem outros inúmeros problemas de se abordar a ciência juntamente com a religião, mas não é minha intenção continuar desse ponto).

Indo ao ponto central. Por que o ensino é laico e qual a vantagem disso?

O ensino laico não exclui Deus da vida do aluno, ele só garante ao mesmo o direito inimputável ter liberdade religiosa.

A partir do momento em que o ensino cristão é tomado como certo, passamos a milhões de criança e jovens, que ainda estão em formação de caráter, uma verdade que concerne a um grupo de pessoas e que não se sobressai em nada as peseudo-verdades de outros segmentos religiosos. Isso dá a religião em questão ainda mais força e mais influência sobre o estado e a sociedade.

Em nome da igualdade dos cidadãos, o estado não pode negar a uma religião o que concede a outra. A escola não deve promover a fé religiosa porque a ela educa para a cidadania e não para a salvação da alma.

É muito fácil aceitarmos a imposição de algo que condiz inteiramente com uma verdade pessoal nossa, porém quando a verdade a ser imposta é a do outro o cenário muda. Qual cristão gostaria de um estado que aceitasse o Islã como religião oficial e que seus filhos fossem educados sob esse sistema?! E se a ciência aceitasse o Hinduísmo como verdade?

O estado laico, bem como a educação, é uma questão de respeito à a igualdade dos cidadãos e de seu direito a prática de sua cultura.

volto a frisar: O interesse de instituições religiosas sobre um estado não laico é simples; quando um estado aceita uma religião como sendo oficial, a mesma ganha muito mais poder e influencia que é exatamente o que a igreja católica, por exemplo, vem perdendo muito rapidamente.

Para encerrar gostaria de ressaltar novamente: Você que apóia o ensino não laico, gostaria que uma religião diferente da sua fosse imposta como verdade a seu filho?

You may also like