Governador do RS Pergunta – Participação da LiHS

Em 7 de novembro o Eli me ligou com uma pergunta estranha: “Quer falar com o governador amanhã?”. A questão era que a LiHS tinha sido convidada em cima da hora para participar do evento “Governador Pergunta”, aqui em Porto Alegre, para responder “Como podemos melhorar o atendimento e o acesso à saúde pública?”. Devido as minhas extensas qualificações (ser médica e estar em Porto Alegre) ele pensou em mim.

 

Bons amigos me ajudaram a cobrir meus compromissos e pude aceitar. Eu pesquiso avaliação de tecnologias em saúde, mas não diretamente acesso a saúde; como não queria que minhas opiniões pessoais fossem apresentadas como as da LiHS, marcamos um encontro online no chat, e entre 15 ou 20 pessoas participaram. Vou aproveitar e agradecer a participação, pois foi absolutamente fundamental. Obrigada, inclusive pelo apoio!
Concluímos que devíamos defender os princípios da LiHS separados em duas frentes: Humanismo e Laicismo, focando no atendimento adequado e gentil independente de crenças ou julgamentos morais; e Racionalismo, citando o uso da Medicina Baseada em Evidências. Preparamos exemplos e pontos chaves,

 

Bem, depois de todo o trabalho, descobri que objetivo do evento não era debate nem manifestações… Era apenas a apresentação da ferramenta “Governador Pergunta”. Fiquei desapontada, mas a idéia até me parece interessante. Até 30/nov qualquer pessoa poderia submeter postar a sua contribuião online. Depois temos o período de votação, e os autores das 50 propostas mais votadas serão chamados – agora sim – para uma conversa com o governador.

 

Escrevi duas propostas de maneira bem simples, uma na sessão “Acesso a Medicamentos” e outra na “Cuidado Integral”:

Entre hoje e 09/dezembro há votação. Acho que apenas quem é do RS pode votar, mas é interessante ver as propostas e como o sistema funciona. Fiquei feliz de ver mais algumas propostas mencionando humanismo, e uma mencionando “decisões baseadas em estatística”, mas preocupada em ver uma defendendo “acesso a medicina homeopática”.

 

Sugiro que os membros da LiHS votem!
Link: http://www.gabinetedigital.rs.gov.br/govpergunta/

You may also like