[HOMENAGEM] Os cem anos do matemático e ateu Alan Turing

Se hoje estivesse vivo, Alan Turing completaria cem anos. Nascido na cidade de Londres em em 23 de junho de 1912, o professor Turing foi um importante matemático britânico, lógico e que influenciou muito nos avanços no campo das ciências da computação. Proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação com a denominada Máquina de Turing, além de desempenhar um papel crucial na criação do moderno computador  (Turing é considerado o pai do computador).

 

Um gênio que teve sua vida interrompida pelo fanatismo e pela intolerância. Alan Turing declarou-se homossexual na Grã-Bretanha dos anos 1950. Foi humilhado em público, impedido de lecionar,  julgado por “vícios impróprios” e condenado a uma terapia hormonal que equivalia à castração química. Não aguentando as pressões psicológicas e físicas a que foi submetido, o senhor Turing suicidou-se por envenenamento. 

 

Se estivesse vivo hoje, ele completaria cem anos. E se estivesse vivo, poderia ver e acompanhar o processo científico e tecnológico advindo de suas pesquisas e de sua criatividade.

 

Neste século XXI obscurantista, em que a ignorância e a superstição ainda parecem fazer vez; em que chefes de Estado usam o nome de deuses e profetas para legitimar suas visões grotescas e perseguirem pessoas; em que o avanço do terrorismo religioso ameaça a paz entre as nações.

 

Neste século XXI estúpido, em que pastores, padres, rabinos, imãs e aiatolás conclamam seus exércitos de ignorantes para o fim do Estado laico e o fim das liberdades civis e individuais. 

 

Neste século XXI ainda racista, homofóbico, sexista e intransigente, em que o preconceito parece aumentar.

 

Deixo aqui minha pequena homenagem a este grande homem fruto da incomplacência humana.

 

Fonte: The Alan Turing Internet Scrapbook (acesso em 22/06/2012)

You may also like