Humanos tem tendência a criar deuses diz estudo da Universidade de Oxford

            Quem veio primeiro? o ovo ou a galinha? deus ou o homem? um grande estudo feito na universidade de Oxford promete por mais lenha na fogueira. Um estudo feito em diversos países foi divulgado pela CNN hoje dia 12 de maio e mostra que na natureza do ser é perfeitamente comum a criação de divindades. Vou deixar o texto traduzido aqui pra vocês e o link original da matéria da CNN no final.

A crença religiosa é a natureza humana, afirma novo estudo enorme

Por Allen Richard Greene , CNN

Londres (CNN) – A religião surge naturalmente, mesmo instintivamente, para os seres humanos, um novo estudo maciço das culturas em todo o mundo sugere.

“Nós tendemos a ver o efeito no mundo”, professor da Universidade de Oxford Roger Trigg disse quinta-feira. “Nós vemos agência. Pensamos que algo existe, mesmo que você não pode vê-lo. … Tudo isso tende a construir até uma forma religiosa de pensar”.

Trigg é co-diretor do projeto de três anos, baseada em Oxford, que incorporou mais de 40 estudos diferentes por dezenas de pesquisadores olhar para os países da China para a Polónia e os Estados Unidos para Micronésia.

 Estudos ao redor do mundo veio com resultados semelhantes, incluindo a crença generalizada em algum tipo de vida após a morte e uma tendência instintiva para sugerir que os fenômenos naturais acontecem com um propósito.

“As crianças, em especial achei muito fácil pensar em formas religiosas”, como acreditar na onisciência de Deus, disse Trigg. Mas os adultos também saltou primeiro para explicações que implicou um agente invisível no trabalho no mundo, segundo o estudo.

O estudo não diz nada sobre se a Deus, deuses ou vida após a morte existe, diz Justin Barrett, o projeto de outros co-diretor.

“Este projeto não se dispôs a provar Deus ou deuses existem. Só porque achamos mais fácil pensar em uma maneira particular, não significa que é verdade de fato”, disse ele.

Ambos os ateus e pessoas religiosas podem utilizar o estudo para defenderem os seus lados, Trigg disse à CNN.

secularista famoso Richard “Dawkins aceitaria nossas conclusões e dizer que temos de crescer com isso”, argumentou Trigg.

Mas as pessoas de fé, pode-se argumentar que a universalidade do sentimento religioso serve o propósito de Deus, o professor de filosofia disse.

“As pessoas religiosas que dizem: ‘Se existe um Deus, então … ele teria nos dado inclinações para procurá-lo'”, Trigg disse.

O estudo blockbuster não pode tomar uma posição sobre a existência de Deus, mas tem profundas implicações para a liberdade religiosa, Trigg sustenta.

“Se você tem algo tão profundamente enraizados na natureza humana, frustrando-se em certo sentido, não permitindo que os seres humanos para satisfazer os seus interesses básicos”, Trigg disse.

“Há um grande esforço para pensar que a religião é privado”, disse ele, argumentando que essa crença está errada. “Não é apenas um interesse peculiar de poucos, é da natureza humana básica”.

“Isso mostra que é muito mais universal, prevalente e profundamente enraizada. Tem que ser enfrentada. Você não pode simplesmente fingir que não está lá”, disse ele.

E o estudo de Oxford, conhecida como a Cognição, Religião e Teologia do projeto, implica fortemente que a religião não vai murchar, disse ele.

“A tese da secularização da década de 1960 – acho que era impossível”, concluiu Trigg.

fonte: http://religion.blogs.cnn.com/2011/05/12/religious-belief-is-human-nature-huge-new-study-claims/?hpt=C1

You may also like