Incentivo à produção acadêmica em direitos humanos

14/09/2011

Agência FAPESP – O Programa de Incentivo à Produção Acadêmica em Direitos Humanos abriu edital para a seleção de propostas de artigos de jovens pesquisadores e ativistas brasileiros de direitos humanos. As propostas poderão ser enviadas até o dia 30 de outubro.

Promovido pela Conectas Direitos Humanos e pela Fundação Carlos Chagas, o programa apoia propostas de artigos inovadores e consistentes que contribuam com o campo dos Direitos Humanos. Até seis propostas de artigos serão selecionadas. A iniciativa oferecerá a jovens autores uma oportunidade de elaboração de um artigo acadêmico original a partir da orientação individualizada de um tutor.

Além disso, o programa prevê que, após a finalização, o artigo seja submetido ao comitê editorial da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos – editada pela Conectas – e, caso aprovado, publicado no número seguinte.

Os autores selecionados poderão ainda participar do 12º Colóquio Internacional de Direitos Humanos, organizado anualmente pela Conectas. O evento será realizado no segundo semestre de 2012.

O concurso é aberto a qualquer área disciplinar, desde que a proposta trate da temática dos direitos humanos. O programa contemplará aspectos como “Direitos Humanos e Meio Ambiente”, “Direitos Humanos das Mulheres”, “Direitos das Pessoas com Deficiência”, “Desenvolvimento e Direitos Humanos”, “Responsabilidade das Empresas”, “Direitos Econômicos, Sociais e Culturais” e “Segurança Pública e Direitos Humanos”.

Para participar, o candidato deve residir no Brasil e possuir diploma de nível superior completo. Não há formulário específico. Cada proposta deve conter necessariamente: “Resumo expandido”, “Estrutura do artigo a ser desenvolvido”, “Referências Bibliográficas” e “Currículo resumido”.

Os tutores serão especialistas em direitos humanos escolhidos de acordo com as temáticas das propostas selecionadas. O Programa prevê que o tutor acompanhe de perto a construção e o desenvolvimento da proposta de artigo do candidato.

Mais informações: www.surjournal.org/coaching.php 

You may also like