
Ficaremos felizes em aceitar você como membro e certamente precisamos de sua ajuda para fazer um Brasil mais humanista e secular. Afilie-se à LiHS clicando aqui.
Åsa Heuser
|
Luiz Henrique Coletto
|
presidente
|
vice-presidente
|
|
|
O que é humanismo secular?
Nós propusemos na abertura do 1º Congresso Humanista Secular do Brasil
que o Humanismo Secular, como visão de mundo e ação concreta, pode ser
resumido nos seguintes pares de “eixos” e “agendas”:
Ações da LiHS
A LiHS é composta de vários órgãos, sendo a Diretoria Executiva o órgão responsável por ações diretas na promoção do humanismo secular, seja articulando ideias ou aplicando recursos. Os diretores e as diretoras membros da Diretoria Executiva atuam em quatro departamentos distintos, cada um criado para alguma função ou problema relevantes para a atuação da associação. A seguir, algumas das ações da LiHS dentro e fora de seus conselhos.
Últimas notícias
- O próximo Congresso Humanista Internacional (WHC) será em São Paulo, em 2017! A União Humanista e Ética Internacional aceitou o documento de candidatura da LiHS, apoiado pela organização argentina Ateos Mar del Plata, e deu as boas novas em junho de 2014. O tema do evento será “Desenvolvendo o Humanismo em um Mundo em Desenvolvimento”.
- Video de lançamento da campanha “Cerimônias Humanistas no Brasil”, promovida pela LiHS. Link direto.
- Reforma do Código Penal: entregamos um ofício com diversas críticas e sugestões à proposta que podem ser lidas no site do Senado.
- A LiHS é uma das entidades que atuarão como amici curiae (“amigos da corte”, ou seja, defensores de uma ou outra decisão) no julgamento da ação direta de inconstitucionalidade do ensino religioso (ADI 4439) no Supremo Tribunal Federal, como pode ser conferido aqui.
- A Aliança Ateia Internacional (AAI – Atheist Alliance International) declarou que o 1º Congresso Humanista Secular do Brasil, realizado pela LiHS, foi um sucesso.
Destaques das nossas publicações
Petições:
- Mais de 13 mil assinaturas contra Proposta de Emenda Constitucional 99/2011, que visa a privilegiar religiões junto ao STF
- Mais de 4700 assinaturas para que o Conselho Monetário Nacional respeite a laicidade da Constituição removendo a frase confessional das cédulas de real
- Petição contra projeto de lei que quer privilegiar clérigos dando-lhes imunidade a processos por difamação e indulto para fazer discurso de ódio contra minorias sociais