Manual para organizar um evento Taverna Cética na sua cidade


Do Conselho de Eventos da LiHS
Somos seres racionais, capazes de elaborar um sistema de aceitação e rejeição de proposições: o ceticismo.
Sua mãe é capaz de prever através de sonhos se você vai ter uma desinteria ao comer acarajé? Suas pílulas de açúcar e seus frascos de água agitada e diluída sobre mais água curam moléstias do corpo e da mente? Suas agulhas espetadas sobre pontos mágicos do corpo substituem a fisioterapia? Jura que os seres vivos foram fabricados na linha de montagem do pai celeste dos hebreus?
Você pode ser uma pessoa muito legal e acreditar sinceramente nisso tudo, mas para fazer um cético aceitar essas coisas vai ter que fazer melhor do que dizer que funcionou para a prima do filho da sogra do amante daquele seu amigo que me emprestou um real aquela vez.
Céticos gostam de seu conhecimento do jeito que nutricionistas gostam da comida: bem preparada, fresca, com ingredientes de boa procedência, e nutritiva na medida certa para garantir a continuidade da saúde. Desculpe, mas essa história de que seu amigo nerd consegue fazer um moto-perpétuo é o equivalente epistemológico de salada de maionese estragada: eu é que não vou engolir esse troço.
Mas (mas?) também somos seres sociais. Mais (menos?) que isso: somos primatas peludos, flatulentos e carentes, que adoram gastar seu tempo se divertindo das formas mais ineficientes e absurdas que a vã filosofia jamais imaginaria (conhece 9gag? Frisbee? Caça-níqueis? Badminton? Vídeos de gatinhos e cãezinhos no YouTube? …).
Razão e Diversão: por que não juntar as duas coisas? É para isso que acontecem, regularmente, mas à moda do andar do bêbado, em mais de 60 cidades no mundo todo, os eventos Skeptics in the Pub (SiTP).

A gente ainda não escolheu qual é a tradução melhor. Usamos semvergonhamente o termo “Taverna Cética“. Os menos pomposos preferem “Céticos no Boteco”, os mais carinhosos, “Céticos de Botequim”. Digamos que neste assunto estamos ainda em discordância para termos uma desculpa para nos vermos mais uma vez no boteco e debater em torno do suco de cevada.
Por enquanto, no Brasil, só existe em Porto Alegre, organizado pelo Coletivo Ácido Cético e por nós aqui da LiHS. Mas queremos entusiasmar você a organizar na sua cidade: todos só têm a ganhar! Bem… na verdade alguns podem perder a fé em homeopatia, reiki, conscienciologia, “cura quântica”, astrologia, florais de Bach,
Deus… mas o que são essas besteirinhas frente a ganhar amigos, e amigos inteligentes, e amigos que continuam inteligentes mesmo perdendo alguns neurônios para a cerveja? (Mas tem alguns céticos que nem em cerveja acreditam e ficam só no suco mesmo.)

Aqui está o fruto da nossa experiência de 6 eventos e centenas de participantes: um manual para organizar um SiTP aí na sua cidade:

atheis.me/manual-sitp-1

Bons bares, boas conversas, sempre com bom humor e moderação!

Veja mais fotos como esta em LiHS – Liga Humanista Secular do Brasil

You may also like