Natal doAteu

Natal do Ateu

 

         Nosso Natal é de congraçamento, fraternidade, festividade, momento de presentear, doar e receber, ocasiões de afetividade e alegria, tudo inspirado no Humanismo ou no Iluminismo, e sem qualquer conotação emanada de uma suposta divindade, e ausente de quaisquer apelos a um plano sobrenatural.

         Professamos todos os valores que harmonizem a boa convivência humana, reconhecendo que vários deles são idênticos àqueles praticados pelas religiões, pois tendo elas sido influenciadas pelo Iluminismo, também elas incorporaram o mesmo Humanismo.

         Com exceção dos seus aspectos místico-religiosos, não rejeitamos as obras físicas ou imateriais construídas pelas diversas crenças. Assim, permanecemos admirando a arte sacra, a beleza e exuberância de tantas catedrais, as esculturas, a pintura, independentemente de terem tido inspiração no mito; como reconhecemos também muitas de suas aptidões, como sua capacidade de agregar, de solidarizar-se, etc, a despeito de seus dogmas causadores de tantos morticínios no passado, o obscurantismo, a intolerância e as incompreensões ainda persistentes.

         Ao compreendermos que as divindades só existem na mente de seus crentes, não estamos rejeitando aqueles que professam seus credos, pois todas as pessoas são portadoras da mesma dignidade inalienável.

You may also like