O homem deveria adotar o sobrenome da mulher?(Leonardo Sakamoto)

Achei interessante, pois toca num tema que deveria ser igualitário, mas somente vejo mulheres que adotam o sobrenome dos maridos, por desconhecimento ou opressão patriarcal. O Sakamoto é ateu?

Gostei desse trecho:

“Se não me falha a memória, desde a Constituição de 1988 é possível optar pela não-colocação do nome do parceiro, o que foi ratificado com as mudanças no Código Civil, em 2002. Tem gente que desconhece isso e cita livros que fazem parte do ordenamento jurídico brasileiro, como a Bíblia, para justificar a mudança de alcunha. Como se Deus fosse dono de cartório.

Na época em que tratei deste tema pela primeira vez neste blog, houve comentaristas que defenderam que a mulher deveria ser obrigada a receber o nome do marido por uma questão de defesa da honra do casal (ah, esses maravilhosos homens inseguros…), por uma questão de comodidade (pois, como todos sabemos, é super prático ser conhecida por um nome antes e – plim! – de repente, não mais) ou porque sempre foi assim (isso! legalizemos a corrupção, pois é mais fácil aceitá-la que combatê-la).”

 

http://blogdosakamoto.com.br/2011/07/10/o-homem-deveria-adotar-o-sobrenome-da-mulher/

 

OBS:

Os comentários da matéria também valem a pena de ser lidos.

You may also like