SERÁ QUE DEUS É CULPADO?

Autor: Jeronimo Freitas 04/maio/2011

 

 

Faz alguns anos que circula na internet a transcrição de parte de uma entrevista televisiva americana, onde a filha de Billy Graham[1], famoso evangelista americano, explica o que, segundo ela, causou o ataque às torres gêmeas do World Trade Center. Fica difícil separar o que foi dito por ela, do proselitismo religioso de quem o traduziu e divulgou o e-mail, mas o que realmente importa é o “conjunto da obra”. Textos como esse são excelentes para mostrar o quão a moral da Idade do Bronze, ainda seguida por uma quantidade enorme de cristãos, destoa da moral secular do século XXI.

 

 

A causa da morte de centenas de pessoas pelos atentados terroristas, de acordo com a enorme quantidade de cristãos que aprova esse texto, não é o fanatismo religioso e sim o fato das pessoas passarem a tomar decisões político-sociais baseadas num processo democrático,  sustentado por fatos e argumentação racional.

 

Vamos analisar o texto.  Segue abaixo em itálico o e-mail que circula e, logo em seguida, meu comentário.

 

                                                                                     ***

SERÁ QUE DEUS É CULPADO?

 

Finalmente a verdade é dita na TV Americana. A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela: 

 

‘Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?’ 

Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia: 

 

‘Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas.  Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?’ 

 

À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc… Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O’hare[2] (que foi assassinada), se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas Americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião. Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas… A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém.

 

Logo depois o Dr. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto-estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos: ‘Um perito nesse assunto deve saber o que está falando’. E então concordamos com ele. 

 

Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal. Então foi decidido que nenhum professor poderia disciplinar os alunos… (há diferença entre disciplinar e tocar). Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem. E nós aceitamos sem ao menos questionar. 

 

Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade. E nós dissemos: ‘Está bem!’ Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino. 

 

E nós dissemos: ‘Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso’. Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet. 

 

Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência e porque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado; porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios… 

Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender: nós colhemos só aquilo que semeamos!!! 

 

Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus: ‘Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?’ A resposta dele: ‘Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!’ 

 

É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno. É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina. 

 

É triste como alguém diz: ‘Eu creio em Deus’. Mas ainda assim segue a satanás, que, por sinal, também ”Crê” em Deus. É engraçado como somos rápidos para julgar, mas não queremos ser julgados! 

 

Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas, quando tentamos enviar algum e-mail falando de Deus, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-los a outros! 

É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho. 

 

Você mesmo pode não querer reenviar esta mensagem a muitos de sua lista de endereços porque você não tem certeza a respeito de como a receberão, ou do que pensarão a seu respeito, por lhes ter enviado. 

Não é verdade? Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito do que com o que Deus pensa…’Garanto que Ele que enxerga tudo em nosso coração está torcendo para que você, no seu livre arbítrio, envie estas palavras a outras pessoas’. 

Passe essa mensagem adiante, se acha que ela tem algum mérito.  Se não, ignore-a… e delete-a…

 

                                                                                 ***

Daria pra escrever um livro sobre a moral desse texto, mas já existem livros excelentes sobre isso no mercado.[3] Salta aos olhos, desde o início do texto, o proselitismo, a falta de honestidade intelectual[4] e um delírio insano onde o crente alucinado reporta um diálogo que ele acredita ter tido com Deus.

 

Eu acho que uma pessoa que costuma pedir coisas a Deus ainda pode ser considerada sã. O problema, no meu ponto de vista, está é na cabeça daqueles que dizem ouvir a resposta…

 

Como uma pessoa que pretende descrever o caráter de deus, sua maneira de agir e suas conversas com Ele, pode ser levada a sério? Pare agora um pouco pra pensar nisso. As pessoas que aceitam isso como verdade, sem se questionarem, e que se emocionam, achando isso moralmente recomendável, estão fora da realidade, desligadas de seu senso critico e impedidas de racionalizar corretamente, dopadas pelo virus da fé. Esse comportamento não está muito distante do de alguém aceito como mentalmente insano. Como eu disse noutro texto:

 

Só a religião pode impelir pessoas perfeitamente sãs e bem-intencionadas a acreditarem, aos milhões, em coisas que apenas lunáticos acreditariam individualmente. Se você acordar amanhã cedo, acreditando verdadeiramente que após dizer algumas palavras em latim para a sua torrada, ela vai se transformar no corpo de Michael Jackson, você será considerado um louco. Mas se você pensar que as mesmas palavras são capazes de transformar uma bolachinha no corpo de Jesus, você será apenas considerado um católico. (San Harris)

 

Sinceramente: onde mais, além da religião as pessoas costumam abandonar a razão?

Vejam se essas frases não denotam um delírio:

 

[texto] “Finalmente a verdade é dita na TV Americana .”

 [comentário] Verdade? Como estipular que isso é a verdade?

 

[texto] “Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus: ‘Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?’ A resposta dele: ‘Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!”

 [comentário] Isso não foi escrito assim para ser metafórico. Esse tipo de texto manipula mentes desprovidas de informação, alienadas da ciência e repletas de aflição.

 

[texto] ‘Garanto que Ele que enxerga tudo em nosso coração está torcendo para que você, no seu livre arbítrio, envie estas palavras a outras pessoas’.  

[comentário] É interessante ver como o crente manipula o conceito de livre arbítrio: Ou você crê em Deus e vai pro céu ou não crê e vai pro inferno. Esse, segundo os crentes, é o livre arbítrio proposto por Deus.

 

[texto]  É engraçado como somos rápidos para julgar, mas não queremos ser julgados!

[comentário] Entre outras tantas incoerências, grande parte dos crentes tem a incrível capacidade de julgar o mundo através de suas ótica obtusa ao mesmo tempo em que condena quem julga sua moral.

 

O texto é repleto de propostas intolerantes contra as pessoas que não compartilham dos mesmos sentimentos, a mesma visão do mundo, a mesma moral, a mesma crença. Notadamente os ateus. Vejam que visão deturpada da realidade é compartilhada por todos que propagaram esse e-mail com a intenção de promover essas propostas.

 

A causa da morte de centenas de pessoas pelos atentados terroristas, de acordo com a enorme quantidade de cristãos que aprova esse texto, não é o fanatismo religioso e sim o fato das pessoas passarem a tomar decisões político-sociais baseadas num processo democrático,  sustentado por fatos e argumentação racional.

 

Em resumo, o texto recomenda a Bíblia como um guia moral (sobre isso eu gostaria que vocês lessem meu artigo, A Moral da Bíblia[5]) e recrimina as pessoas que se recusam a serem conduzidas como incapazes intelectuais. Fica claramente explícita, uma tristeza imensa pelo fato de haverem pessoas que questionam o mundo em que vivem ao invés de engolirem tudo o que lhes é dito, sem resmungar, de olhos fechados, como um débil mental. (sobre isso eu escrevi um artigo, Como você toma decisões sobre a sua vida e a saúde da sua família[6]).

 

 

 

 

[texto]  É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina. 

 [comentário] Ora, foi justamente por a humanidade ter se comportado dessa maneira por tantos séculos que houve tanta injustiça. As cruzadas, os genocídios e a maior parte das guerras e conflitos no mundo, foram fruto da intolerância religiosa. Quanta gente foi escravizada ou forçada a fazer o que não queria, foi torturada, banida ou assassinada por causa da crença em Deus? O texto tem a coragem de condenar o preservativo, enquanto milhões de pessoas morrem de AIDS no mundo. Por outro lado ele enaltece as virtudes de castigos físicos na formação moral das crianças. São os ateus os ruins na estória?

 

Como bem disse Scott Hurst:  “Se todos os ateus deixassem os EUA, o país iria perder 93% da Academia Nacional de Ciência e menos de 1% da população carcerária.” 

 

Vejamos o que mais diz o texto

 

 

[texto] Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet.

[comentário] O texto quer nos levar a crer que por termos nos afastado de Deus adotamos uma contuta moralmente criminosa. O que me dizer então da elevadíssima quantidade de casos de pedofilia na igreja católica ao redor do mundo? Casos esses que foram acobertados durantes décadas.

 

Está na hora de nos mobilizarmos contra esse tipo de discurso insano, baseado na fé, que nada mais é do que uma licença que as pessoas se dão para acreditar em algo sobre o qual não se tem nenhuma prova. Não é porque alguém tem um sentimento profundo de que algo seja verdadeiro, que isso se torne realmente verdade. Em nenhum momento no texto o fanatismo religioso foi apontado como a causa dos atentados.

 

Em nenhum momento no texto foi criticada a doutrinação de crianças, levadas a seguir idéias absurdas e a matar ou morrer por um ser imaginário.

 

Foi isso que provocou o ataque ao Word Trade Center e matou 2819 pessoas. O texto se ateve a responsabilizar o pensamento crítico pelas desgraças do mundo.  Pessoas que pensam dessa forma não deveriam ter o direito, entre outras coisas, de educar crianças.

 

Está na hora de nos mobilizarmos para que as religiões passem a ser enquadradas como mitologia.

Para isso deixo mais dois textos meus:

 

Para acabar com as religiões: http://bardoateu.blogspot.com/2011/05/pra-acabar-com-as-religioes.html

Religião não! Mitologia: http://bulevoador.haaan.com/2011/04/13/religiao-nao-mitologia/

 

[1] Billy Graham: http://en.wikipedia.org/wiki/Billy_Graham

 

[2] Madeline Murray O’hare: http://en.wikipedia.org/wiki/Madalyn_Murray_O%27Hair

 

[3] Carta a uma nação cristã, Sam Harris: http://www.americanas.com.br/produto/6561520/livros/religiao/outrasreligioes/livro-carta-a-uma-nacao-crista

The Moral Landscape, Sam Harris: http://www.amazon.com/Moral-Landscape-Science-Determine-Values/dp/1439171211/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1304502215&sr=8-1

Deus um delírio, Richard Dawkins: http://www.amazon.com/DEUS-UM-DELIRIO-RICHARDD-DAWKINS/dp/8535910700

Quebrando o encanto: Daniel Dennett: http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Dstripbooks&field-keywords=quebrando+o+encanto&x=0&y=0

 

[4] Leiam esse texto que escrevi sobre a Honestidade Intelectual: http://bardoateu.blogspot.com/2011/04/honestidade-intelectual.html

 

[5] A Moral da Bíblia : http://bardoateu.blogspot.com/2011/02/moral-da-biblia_25.html

 

[6] Como você toma decisões  sobre a sua vida e a saúde da sua família : http://bardoateu.blogspot.com/2011/04/como-voce-toma-as-decisoes-sobre-sua.html

 

You may also like