Sobre a polêmica do video sobre sexismo

Olá pessoal

 

O video sobre sexismo gerou polêmica, o que era esperado, mas gerou também desdobramentos desagradáveis na rede, com desafetos do Bule atacando, em especial no twitter, o post. Eu escrevi este texto e postei nos comentários do post polêmico, e gostaria de compartilhar com vocês.

 

Um abraço

 

Homero

__________________________________________________________________

O que eu realmente sinto dessa discussão toda, que me entristece, é que um debate que embora polemico, não ultrapassa nenhum dos limites do aceitável, em termos de razão, liberdade de opinião e mesmo humanismo (ou não deveria), acaba servindo de munição para ataques sem propósito contra um projeto interessante como o Bule.

Que, é preciso entender, não é uma entidade monolítica, dona da verdade, ou perfeita, mas um conjunto de pessoas com diferentes formações, visões, opiniões e apenas em comum uma disposição em fazer algo para o coletivo, informar as pessoas, e uma atração pelo humanismo, secular ou não.

Diversos “atacantes virtuais” tem usado este episódio como “exemplo” das falhas do Bule, como se o Bule, o conjunto de pessoas que o formam, alguma vez tivesse defendido ser isento de falhas ou perfeito. Este post, e a retratação, não foi o primeiro a provocar polêmica, nem o primeiro a receber uma retratação (e levou bem menos que os 400 anos para absolver Galileu..:-).

Frases no twitter (o ambiente ideal para não dizer nada de útil em poucas palavras..:-) como “ah, que decepção com o Bule” e as ditas com mais “satisfação”, como “ah, eu disse, aqueles caras não prestam mesmo”. É triste que, centenas de posts, sobre os mais diversos assuntos, ciência, humanismo, religião, direitos civis, defesa de minorias, filosofia, argumentação lógica, e mais um monte de coisas, seja “avaliado” por um post, que gerou polêmica. Um post.

Os dois videos postados são irrelevantes a meu ver. Estavam destinados a provocar polêmica, pela sua própria natureza, e pela intenção dos que os criaram, não por culpa do Bule ou de quem decidiu exibi-los aqui. Discutir sobre se deveria ou não ser exibido é desviar o foco da questão. O Bule não existe para se “comportar” de forma perfeita, mas para ampliar o pensamento e as visões de mundo.

No final, se lermos as mensagens, deixando as emoções e os ataques pessoais de lado, podemos perceber que no que importa, concordamos todos: sexismo é ruim, qualquer que seja sua origem, feminismo não se confunde com sexismo, o sujeito do primeiro video pisou na bola ao exagerar os ataques “ad hominens”, e não considerar as diferenças da situação atual entre homens e mulheres (peso social, machismo embutido, criação, vulnerabilidade, etc, etc).

Um debate, feito de forma racional (e educada) nunca é um desperdício. Qualquer assunto pode ser discutido dessa forma. E qualquer agrupamento humano, formado por pessoas distintas e diferentes (e acho ótimo que seja assim), haverá discordâncias e concordâncias.

O que eu penso que deveria ser claro é que, se o que os que detestam o Bule, sua posição filosófica, sua ações, baseiam seus ataques em “falhas” deste, então não deveriam ficar preocupados, pois todos temos falhas, e seria apenas uma questão de tempo para apontar as do Bule..:-)

Mas além de entender que nem tudo o que se aponta como “falha” alheia é falha real, pois pode ser apenas uma diferença de opinião válida, é preciso entender também que mesmo quando se falha, a capacidade de reconhecer isso, e mudar de posição, é que mais importa. Inclusive, é a maior e mais importante diferença entre crença e ciência, religião e ciência: enquanto uma luta para jamais admitir erros e falhas, para ter uma “verdade perfeita e absoluta”, a outra luta para descobrir erros e falhas, aumentando a confiabilidade de suas posições.

Não existe “O Bule”, existimos nós. Muitos inclusive que terão opiniões diferentes sobre estes videos e posicionamentos, mesmo dentro do Bule (é um Bule amplo, espaçoso..:-). É importante, e benéfico, que seja assim. Pensamento único é coisa de religião, não nossa. Não publicar o vídeo, porque causaria polêmica, seria covardia, não virtude. Ele foi publicado, causou polêmica e estranhamento, centenas de mensagens das mais variadas, e foi retratado, e substituído por um vídeo expondo o “outro lado”.

Como se poderia exigir mais que isso, de seres humanos?

Um abraço a todos.

Homero

 

http://bulevoador.haaan.com/2011/07/25023/comment-page-5/#comment-30836

 

You may also like