Uma defesa de Bolsanaro – por Helio Schwartsman
Eu andava meio encafifado com as reações as declarações, estapafurdias certamente, do “nobre” deputado (entre aspas mesmo) Bolsonaro. Embora elas, as declarações, me incomodassem, pelas asneiras, preconceitos e tacanhice de seu conteúdo, sempre pensei que toda idéia, todo pensamento, tem o direito de ser expresso.
Se uma opiniçao, mesmo medonha, não descamba para a perseguição, dano ou violência, deveria ser um direito soberano, mesmo para coisas como as besteiras do Bolsanaro.
Hoje lendo a coluna do Hélio Schwartsman, a quem admiro muito, encontrei todos os argumentos, posições e considerações sobre este assunto que eu gostaria de ter escrito.
Vale a pena a leitura atenta do texto completo, neste link, pela clareza, beleza e adequação a questão:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/899247-uma-defesa-de-bolsonaro.shtml
Está publicado na Folha.com, portanto é aberto a leitura sem necessidade de cadastro prévio ou assinatura.
Recomendo fortemente a leitura do artigo.
Homero
Trecho: “Faço minha uma frase do linguista e militante esquerdsista norte-americano Noam Chomsky: “Se você acredita em liberdade de expressão, então acredita em liberdade para exprimir opiniões que você não gosta. Stálin e Hitler, por exemplo, eram ditadores favoráveis à liberdade de exprimir apenas opiniões que eles gostavam. Se você é a favor da liberdade de expressão, isso significa que você é a favor da liberdade de exprimir precisamente as opiniões que você despreza”.”