Liga Humanista lançará periódico em 2019

A LiHS vai iniciar este ano o periódico Akrasia, uma revista acadêmica, porém de conteúdo acessível, voltada para temas secularistas e humanistas. Será quase uma revista de filosofia, no entanto também aceitaremos artigos de divulgação científica. O nome “Akrasia” é o termo usado por Platão e Aristóteles para designar o mistério de por que as pessoas escolhem não fazer o que sabem que seria desejável fazer de acordo com a razão. Um artigo que serve de modelo para o tom e qualidade esperados dos artigos a serem publicados na Akrasia é o “Seis Sinais de Cientificismo“, de Susan Haack.

Qualidades específicas a serem observadas:

  • relevância;
  • citação apropriada de fontes: usar as fontes para dar crédito a ideias que fazem parte do fluxo cognitivo do artigo, não apenas para ter nomes importantes; e usar fontes para não reinventar a roda, respeitando quem tratou o tema com qualidade no passado;
  • prosa clara com vocabulário acessível: evitar prosa obscura, jargões desnecessários e lero-lero pós-moderno/oracular;
  • originalidade;
  • afastamento do estilo árido de outras publicações (recursos para manter o leitor interessado são aceitáveis, dentro do limite de não fazer tangentes prolongadas).
  • É permitida a co-autoria, com o óbvio requisito de que todos os nomes de fato contribuíram para a redação do artigo.

Será feita a revisão por pares com anonimato das duas partes (autores e pareceristas). A submissão de artigos também será anônima e a própria Akrasia só saberá quem são os autores no momento da aceitação do artigo. A publicação não será influenciada por títulos ou afiliações acadêmicas, ambos portanto não são obrigatórios e os autores poderão se apresentar da maneira que quiserem, com ou sem afiliações e títulos. Só daremos atenção à qualidade geral do artigo, não ao prestígio de instituições e títulos.

Este é um aviso preliminar para que os interessados comecem a redação de seus artigos. Estaremos trabalhando nos detalhes da publicação enquanto isso. Para notícias a respeito do desenvolvimento da Akrasia, acompanhe a LiHS nas redes sociais.