O que a Liga Humanista Secular do Brasil não é

O que a Liga Humanista Secular do Brasil NÃO é:

– NÃO é uma tentativa de eliminar religiões, mas uma tentativa de agrupar pessoas seculares pelo que acreditam ser necessário para um conhecimento melhor, uma conduta melhor, uma vida melhor, um mundo melhor. Se teremos sucesso em cada um desses pontos, principalmente o último, é secundário diante da necessidade de nos juntarmos e nos afirmarmos.
– NÃO é uma utopia inatingível, na verdade é muito pé-no-chão: sabemos exatamente o que queremos em temas como os direitos reprodutivos, a condução da política no Brasil, e o tratamento da mídia para com temas diversos. Não são coisas complicadas como planos econômicos, são coisas bem simples, claras e distintas como a laicidade do Estado.
– NÃO é uma agremiação ideológica dogmática, mas axiológica: valorizamos o pensamento crítico, cético e científico; valorizamos a empatia em detrimento de todos os preconceitos de origem, grupo étnico, orientação sexual ou gênero. Diferente do que acontece em certas comunidades do Brasil, uma nordestina negra transgênero e bissexual seria não apenas bem-vinda na LiHS, mas avaliada apenas pela firmeza de seu caráter.
– NÃO é religião nem acredita em nenhum deus, porque pensamos que é nossa responsabilidade fazer esta vida, que até onde sabemos é finita, valer a pena por nossos próprios meios, que passam pelo desafio que é viver num universo que não foi moldado a nós, mas nós a ele. E neste intento, a criatividade não deve ter limites.

Afilie-se aqui.

Abraços,

Eli Vieira
presidente

You may also like