Respeito e omissão

Não raro ouço alguém defendendo que não devemos nos posicionar no campo religioso. E os prejuízos que a religião causa à sociedade correm soltos, ganhando força com as bancadas evangélicas e os canais de televisão comprados.

Respeito é uma coisa, conivência com a ignorância é outra. Aceitar qualquer coisa que lhe digam, independente do quão inexato ou prejudicial isso possa ser é um desrespeito à inteligência, ao desenvolvimento coletivo.

Quem realmente se importa com as pessoas não se sente confortável em vê-las propagarem absurdos. Quem realmente deseja que elas sejam felizes, busca colaborar com seu crescimento quando identifica uma fraqueza.

Pode, até mesmo, descobrir que seu julgamento era fraco, que a opinião que tinha era insustentável diante de um raciocínio mais aprofundado. Pode descobrir que ficando calado, sustentaria uma ideia errônea, que ao questionar existe a possibilidade de uma resposta.

Não é preciso humilhar ninguém. Em geral, quem não se abre a críticas também arruma uma desculpa para uma ofensa, atribui à sua vida particular a causa pela sua revolta, inventa demônios que lhe possuem para tentar colocar tentações (apelido para raciocínio) em sua cabeça. Esse perfil talvez não mereça nossa atenção.

Mas calar diante do retrocesso de pensamento daqueles que demonstram capacidade de raciocínio, para tentar manter o respeito ao que eles acreditam, é permitir que pessoas morram por crença em curas enganosas, é permitir que injustiças se perpetuem nas mãos dos que gritam mais alto, é condenar à eterna esperança aqueles que acham, sinceramente, que não depende dos homens a sua sorte.

É preciso buscar equilíbrio para um diálogo construtivo, em que ambos possam ensinar e aprender. Nem sempre será possível, às vezes sim. Eu já acreditei em absurdos e já reagi de forma negativa a quem queria me fazer pensar melhor. No momento. Depois, na intimidade do meu pensamento, as provocações ecoaram, incomodaram, pediram para ser revistas e eu pude, aos poucos, mudar meu ponto de vista. Se aqueles que me provocaram tivessem se calado em nome do respeito à minha religião, eu não teria tido essa oportunidade de raciocínio.

Talvez só o que você receba diante de questionamentos seja essa reação ruim. É natural, é defensivo. Alguns pensarão sobre o que você disse, principalmente quando você não estiver mais olhando. Alguns não pensarão, mas quanto mais pessoas tiverem uma postura ativa, mais provável é que eles se tornem uma minoria. 

You may also like