Richard Dawkins conversa com o padre George Coney

Esta é a primeira parte do video da conversa entre Dawkins e o padre Coney. Se todo religioso fosse assim seria uma maravilha..:-)

 

Vale a pena assistir todas as partes, é uma conversa ótima, mais que um debate, e fica clara a honestidade intelectual do padre, e sua posição/explicação sobre a evolução é muito bem apresentada (ele, claro, como qualquer pessoa que estudou o assunto, entende que a teoria da evolução é mais que uma teoria, e que é a melhor explicação sobre a vida e as espécies que dispomos, mais real e correta).

 

 

E Dawkins está, como sempre, ótimo, afiando, e ao mesmo tempo gentil e educado. Uma aula de debate racional, lógico  e civilizado.

 

Homero

 

 

 

You may also like

3 comments

  • Homero Ottoni 05/09/2011  

    Eu jamais esqueceria isso..:-) E realmente instituições como a ICAR tem o hábito de usar pessoas mais esclarecidas como “ponta de lança”, na tentativa de justificar seus erros ou fingir que estes nunca existiram. E de usar um discurso mais elaborado, quando debate com pessoas mais esclarecidas, e um outro discurso, mais simplório, e mais religioso, para as pessoas simples (o que me parece profundamente hipócrita).

     

    Importa a ela, a organização, se manter no poder, de qualquer maneira. É assim com a ciência, e é assim com as ideologias (da Opus Dei a Teologia da Libertação, de forma que se posicionam em qualquer ponto do espectro ideologico).

     

    Mas é importante que se possa debater com pessoas como o padre Coyne em alguma medida. Ele mesmo deixa bem claro, mas bem claro mesmo, logo no início, que são opiniões dele, não da ICAR, e usa o velho argumento sobre não haver “um único modo católico de ver”, o que é um tanto desonesto, claro, uma vez que o Papa tem o monopólio o certo e errado católicos.

     

    Ao estudar e entender a evolução, por exemplo, e reconhecer a partir dessa compreensão que é a mais correta, válida, real, explicação para o surgimento das espécies, isso acaba servindo de elemento de argumentação para com outros mais relutantes. Por exemplo, para apresentar para os que não confiam em ateus quanto a alegação sobre a teoria ser válida, uma visão isenta e confiável em termos de visão pessoal.

     

    Eu tentei explicar isso a um outro participante aqui da LiHS, um veterinário que tem um site de “gozação contra ateus”, e que simplesmente não entende a teoria da evolução (o que é espantoso para um veterinário..:-). Meu argumento usava esse tipo de posição, de um religioso que, ao se dar ao trabalho de estudar realmente, e profundamente, a teoria, não tem escolha a não ser aceitar a mesma.

     

    Um abraço.

     

    Homero

  • Concordo com quase tudo. Só não acho que a ciência queira “se manter” no poder. Ela é o poder! 🙂 (Depois falam que ateus são arrogantes!) Acho que ela simplesmente avança, sem nenhuma pretensão de combater crendices religiosas. O fato de a ciência “empurrar” deus para longe é o que podemos chamar de “efeito colateral sobre as religiões.” Depois falam que jesus tem poder…

  • Fabrício Nicolao Mattei 08/09/2011  

    Realmente o padre é bastante “polido”. A postura religiosa como apresentada por ele é bastante respeitável, apesar de eu não concordar. Principalmente com a idéia mística de “estender a evolução para além da ciência”, ou “não reduzir o ser humano a um objeto material no universo”. Mas se todos os religiosos tivessem essa postura, a religião seria bem mais inócua, bem menos perigosa, estando ela aberta a questionamentos.